Como se constrói um logótipo
Para que serve?
Como se constrói.
:
Introdução > A escolha deste tema para projecto final da pós-graduação surge da habitual recepção de “logos” sem qualidade para impressão, e de sentir, há já algum tempo, a necessidade de ter um documento de resposta, uma ferramenta de auxílio para este tipo de problema, uma espécie de síntese de “manual de instruções de um logótipo”.
Sejam os logótipos extensos ou curtos, grandes ou pequenos, altos ou baixos, é fundamental que todos estejam tecnicamente desenvolvidos para corresponderem com eficácia às aplicações que lhes são exigidas e cumprirem a sua função de logótipo.
logótipo
símbolo
nome
designação da área de negócio assinatura
?
Para que serve um logótipo > Um logótipo é um código visual que representa algo que se pretende comunicar; ora, se o logótipo não está tecnicamente desenvolvido para o fazer, não consegue cumprir a sua função e teremos aplicações do logótipo cheias de ruído, distorcidas, ou mais grave, a comunicar algo diferente do código inicial.
Nos dias de hoje, o logótipo é na maioria das vezes a parte mais visível, ou a primeira imagem que se tem de um produto ou de uma empresa. Se a abordagem que temos é de formas e cores mal aplicadas, significa que o código visual não funcionou e não comunicou eficazmente a sua mensagem, que está, normalmente associada aos serviços da empresa, à sua missão, valores e objectivos.
O logótipo pode ser aplicado nos mais diversos materiais de identificação ou promoção de uma empresa; stationery, embalagem, stands, merchandising, publicidade, edição, multimédia, televisão, etc.
.
Como se contrói um logótipo > O logótipo é elaborado a partir de formas e cores. As formas podem ser tipográficas, figurativas ou abstractas.
A cor, uma linguagem universal, embora, conforme a cultura, possua significados diferentes.
A selecção de uma cor deve ser sempre criteriosa, tendo em conta o local onde vai ser utilizada, o