Artigo Como Se Construi Um Logotipo
“...também utilizo a alegria, um certo olhar, o jogo, e sempre o espírito de serviço, tentando que a comunicação (que de comunicação se trata) tenha a mais limpa emissão e a mais clara recepção....”
Sebastião Rodrigues in Catálogo Sebastião Rodrigues designer, Fundação Calouste Gulbenkian,1995
Índice
Introdução:
5
O que é um logótipo?
7
Para que serve um logótipo!
9
Como se constrói um logótipo>
11
1 > legibilidade
13
2 > flexibilidade
23
3 > versatilidade
29
4 > acessibilidade
37
5 > usabilidade
41
Bibliografia (...)
47
:
Introdução > A escolha deste tema para projecto final da pós-graduação surge da habitual recepção de “logos” sem qualidade para impressão, e de sentir, há já algum tempo, a necessidade de ter um documento de resposta, uma ferramenta de auxílio para este tipo de problema, uma espécie de síntese de “manual de instruções de um logótipo”.
Sejam os logótipos extensos ou curtos, grandes ou pequenos, altos ou baixos, é fundamental que todos estejam tecnicamente desenvolvidos para corresponderem com eficácia às aplicações que lhes são exigidas e cumprirem a sua função de logótipo.
logótipo
símbolo
nome
designação da área de negócio assinatura
?
O que é um logótipo > “Grupo de letras reunidas numa só peça. (...) Este recurso tipográfico foi inventado no século XVIII em substituição dos caracteres móveis individuais e, posteriormente, aplicou-se de preferência à composição de siglas e marcas comerciais ou de fabricação, de traçado característico facilmente reconhecível. Símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca, etc., e que consiste geralmente na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar. (...)”
Etimologia log(o) + tipo
log(o) + tipo
Log(o) > “Do gr. lógos, ou linguagem, proposição, definição; palavra; noção, razão; senso comum; motivo; juízo, opinião;