COMO SE CARACTERIZA POLITICAMENTE A IDADE M DIA
A Idade Média ou Era Medieval se estende da queda do Império Romano do Ocidente, invadido pelos bárbaros, em 476 d. C. até a queda do Império Romano do Oriente, quando Constantinopla é tomada pelos turcos, em 1453. Esse longo período de mil anos pode ser subdividido em Alta Idade Média e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média vai do séc. V ao sé. XII e a Baixa Idade Média, do séc. XIII ao XV.
A única instituição que permanecia organizada era a Igreja Católica, a qual empreendeu a conversão e civilização dos bárbaros e conseguiu reunir todas as nações germânicas sob o comando de Carlos, rei dos francos que foi aclamado imperador romano-cristão e sagrado pelo Papa em Roma, no Natal do ano 800. Infelizmente, morto Carlos Magno, seus filhos partilharam o imenso império que cobria toda a Europa Ocidental. Começou então, em meio aos ataques dos vikings do norte e sarracenos pelo sul, o período de sobrevivência chamado de feudalismo, em que a descentralização política atingiu o máximo grau possível e cada senhor de terra era rei absoluto sobre seus vassalos e servos.
Com a expulsão gradativa dos sarracenos do sul da Europa e a pacificação dos vikings, voltou a haver circulação de mercadorias, e reapareceu a classe dos comerciantes que moravam em burgos ou cidades protegidas pelos castelos feudais. A insegurança das estradas levou a se aliarem com certos chefes feudais que almejavam ser reis, surgindo, então, as monarquias nacionais da Inglaterra e da França.
Assim se delineou o mapa político da Europa que vem até nossos dias, cada nação, com suas características, formando seu Estado como já foi explicado.