o direito em busca de sua humanidade
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA JURÍDICA
PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIA JURÍDICA - PMCJ
DISCIPLINA TEORIA POLÍTICA CONSTITUCIONAL
PROFESSORA DANIELA M.L. DE CADEMARTORI, DOUTORA FICHA DESTAQUES/REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA
1 NOME COMPLETO DOS AUTORES DO FICHAMENTO (Responsáveis pela apresentação do seminário):
João Mário Martins
2 OBRA EM FICHAMENTO:
GIDDENS, Anthony. Para além da esquerda e da direita. Tradução de Álvaro Hattnher. São Paulo: UNESP, 1996. p. 9-30. p.153-171; p.225-258; p.259-277; p.279-286.
3 ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:
Identificar, através da obra de Anthony Giddens, o delineamento das diretrizes futuras da filosofia política radical, entendida esta como uma política de transformação da sociedade, e as modificações que a crescente globalização impõe as essas mesmas diretrizes.
4 DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:
4.1 “O conservadorismo, em alguns dos seus aspectos mais influentes nos dias atuais, na Europa e, em certa medida, no resto do mundo, passou a adotar quase exatamente aquilo que repudiou em determinada época: o capitalismo competitivo e os processos de mudança espantosos e de longo alcance que o capitalismo tende a provocar. Muitos conservadores atualmente mostram-se radicais atuantes com relação ao mesmo fenômeno que anteriormente mais prezavam: a tradição.
“Fora com os fósseis que herdamos do passado”: onde é mais comum ouvir esse tipo de sentimento? Não na esquerda, mas na direita.” (p. 10)
4.2 “O mundo em que vivemos hoje não está sujeito ao rígido controle humano – a essência das ambições da esquerda e, poder-se-ia dizer, o pesadelo da direita. Quase ao contrário, é o mundo de perturbações e incertezas, um, “mundo descontrolado”. E, o que é perturbador, aquilo que deveria criar uma certeza cada vez maior – o avanço do conhecimento humano e a “intervenção controlada” na sociedade e na natureza – está na