RESUMO DOM CASMURRO
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, em 1899, que foi publicado pela Livraria Garnier. O seu conteúdo possui um realismo psicológico, além de romance impressionista e parte da trilogia envolvendo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), parte integrante do realismo no Brasil.
No livro, o principal personagem é Bento Santiago, que narra toda a história. Durante a narração em primeira pessoa do personagem, ele busca registrar os acontecimentos de sua vida até os seus dias atuais e o seu principal foco foi o seu romance com Capitu e o seu ciúme criado nesse relacionamento.
Para retratar a história, Machado de Assis usou várias ferramentas literárias que deixou a obra interessante do ponto de vista literário. O sucesso do livro se deu no uso dele para a criação de outras obras e adaptações como filmes, peças de teatros e outras ações similares. Houve até vários estudos sobre os temas abordados no livro, desde estudos psicólogos e psicanalistas até por movimentos feministas. Além disso, Dom Casmurro influenciou diversos escritores famosos como Graciliano Ramos, Dalto Trevisan e muitos outros, considerado assim como uma das obras mais importante da literatura brasileira.
No enredo da história do livro, narrado em primeira pessoa pelo personagem Bento de Albuquerque Santiago, sua principal ocupação profissional era ser um advogado, que em muitos momentos de sua história era solitário e com carreira promissora. Os seus vizinhos e conhecidos notavam os seus hábitos de isolamento e seu modo de ser tímido e calado em muitos momentos.
Além disso, em sua narração, Bento conta os acontecimentos ocorridos consigo e com a sua mãe, conhecida como a viúva D. Glória, que lhe enviou para o seminário por causa de uma promessa feita depois de seu primeiro filho que morreu no parto. No seminário, Bento conheceu Ezequiel de Sousa Escobar, cujo pai era um advogado em Curitiba, principal influência para ele se tornar advogado