Como podemos pensar a clínica psicanalítica hoje?
Em que momento um aspirante a psicanalista está apto para começar sua clínica? A resposta a essa questão é variável, mas sem dúvida está ligada ao percurso de cada um em sua análise pessoal, formação teórica e supervisão.
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.(*J. Laplanche e J.-B. Pontalis. Vocabulário da Psicanálise. p. 307).
SIGMUND FREUD é o médico que ainda no final do século 19 ousou tratar por meio da linguagem. O sofrimento histérico, fóbico, obsessivo, depressivo. A genialidade de Freud contrastou com um modelo que privilegiava o tratamento somente dos sintomas apresentados...
JACQUES LACAN é o médico que afirma que o nosso inconsciente é uma linguagem. Lembrando que o inconsciente é uma organização psíquica formada por elementos advindos de nossas experiências desde o início de nossa vida – impressões sensoriais que vão se organizando em torno da linguagem.
Ousadia vitoriosa – aplicar a linguagem por meio da psicanálise – uma faceta de sua obra resgatada principalmente por Jacques Lacan.
Não houve época em que fosse tão corriqueira como hoje a procura da medicina para falar de angústias as mais diversas.
Saber médico – corresponde a um monopólio –
Saber psicológico –diagnóstico é um ato de linguagem –
A psicanálise começou seu trabalho pelo estudo da neurose e dos sintomas. Sua trajetória, do sintoma ao inconsciente, à pulsão e à sexualidade, nos ensina que as neuroses são expressão de conflitos entre o eu e as pulsões que, por serem incompatíveis com a integridade ou com os padrões éticos do eu, são recalcadas, ou seja, são impedidas de se tornar conscientes, bem como são afastadas, de início, da possibilidade de satisfação.
Resultado: SOMOS INCOMPLETOS!
Lacan vem dizer que não há psicanálise sem psicanalistas, e eu digo que não há análise sem desejo.
Para Lacan o homem nasce em um universo que fala, em um