Como pessoas motivadas conseguem alcançar objetivos
Nos dias atuais, muito tem se falado sobre motivação, algumas pessoas encaram o tema motivação como vinda apenas da organização, com a ideia de a empresa tem por obrigação que me manter motivado. Na verdade a motivação é pessoal, intrínseca, a organização tem que fornecer estímulos para que a pessoa se sinta motivada. O papel do líder começa em conhecer a equipe, buscando identificar as necessidades de cada indivíduo para que este se mantenha motivado.
Teorias sobre motivação
O primeiro passo para a organização/líder estimular a motivação do colaborador é conhecer o indivíduo.
Como nos mostra a teoria de Maslow, o qual dividiu as necessidades pessoais em dois tipos hierárquicos (primárias e secundárias). No conceito de Maslow, de nada adianta um indivíduo ser aceito socialmente (necessidade afetivo-social, alocada como uma necessidade secundária), se o mesmo não tiver segurança de que terá um emprego (necessidade de segurança, alocada como necessidade primária). Ele pode ser a pessoa mais amada na instituição, porém muito provavelmente não se sentirá motivado, visto que não possui uma necessidade mais básica que é a de segurança (Maslow, 1970).
Outras teorias foram criadas complementando ou criticando a teoria de Maslow, pois ela não engloba algumas variáveis, como cultura, pois Maslow parte do princípio que o indivíduo nasce com uma necessidade.
Como a liderança pode trabalhar os estímulos
Quando uma pessoa assume um cargo de gestão, ela depara-se com uma realidade completamente diferente. Pois o trabalho não depende mais do seu esforço individual, mas do esforço de cada membro da sua equipe. Produtividade e qualidade não são alcançadas apenas pela capacidade de cada funcionário, mas também através de sua motivação (Megginson, 1998)
Para Lévy-Leboyer (1990), “sem motivação os dons mais raros permanecem estéreis, as capacidades adquiridas ficam em desuso, as técnicas mais sofisticadas sem rendimento”.
Cavalcanti; Carpilovsky; Lund; Lago