Como pessoas motivadas conseguem alcançar objetivos que muitos jamais imaginariam atingir ou até mesmo pensar
Módulo: 1
Atividade: 1
Título: Como pessoas motivadas conseguem alcançar objetivos que muitos jamais imaginariam atingir ou até mesmo pensar
Aluno: Carla Cristina Leal da Silva
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: GPEEAD_T0300_0914.
Introdução
A princípio a motivação do homem era simples questão de sobrevivência, com a evolução deste e da sociedade, essas motivações foram se tornando muito mais complexas.
Partindo do ponto que a motivação não é um produto acabado e sim um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida; é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para a ação. (Gestão de pessoas,Sylvia Constant Vergara, 2011)
Para Dubrin (apud BERGAMINI, 2008), “A motivação é uma das mais poderosas forças, na medida em que as pessoas se esforçam para atingir uma meta que trará satisfação de suas necessidades. Para ele o auto-interesse representa uma “força motriz””.
Já para Murray (apud BERGAMINI, 2008), “Trata-se, portanto de uma fonte de “energia”, que impele o indivíduo á ação”.
Antes da Revolução industrial a estratégia motivacional se baseava no uso de ameaças e punições. Com a Revolução industrial, procurou-se despertar o estímulo interno através de novos planos salariais e de benefícios, desta forma a ameaças e punições foram substituídas pelo dinheiro.
Sabe-se que quanto mais motivado, mais produtivo e criativo será o homem como profissional e com isso a empresa maximizará seus lucros com esse profissional, partindo deste principio é extremamente importante que haja estímulos, incentivo e ações que despertem essa “força motriz” nas pessoas.
Através de uma pesquisa bibliográfica, foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre os conceitos e fatores inerentes à motivação, bem como das principais teorias subjacentes ao tema.
Teorias sobre motivação
Nenhuma organização pode funcionar sem certo nível de comprometimento de seus