Como Os Principais Poluentes Provocam Doen As
aviso
artigos
eventos
noticias
links
profissionais
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2013.
Poluição Atmosférica Como os principais poluentes provocam doenças
Prof. Dr. György Miklós Böhm
Monóxido de Carbono
O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, incolor, insípido produzido por queima incompleta de combustíveis que contém átomos de carbono. Sua toxicidade foi uma das primeiras a ser intensamente investigada e, portanto, é muito bem conhecida.
Essencialmente, trata-se de uma substância que prejudica a oxigenação dos tecidos e, por isso, é classificada como um asfixiante sistêmico. Vejamos este mecanismo:
A substância que carrega oxigênio aos tecidos é a hemoglobina que está dentro dos glóbulos vermelhos do sangue (também chamados de hemácias ou eritrócitos). Ao nível dos capilares pulmonares, a hemoglobina recebe oxigênio (O2) do ar que está nos alvéolos e, depois, continua pelos vasos sangüíneos para levar este elemento vital a todos os tecidos. O O2é entregue a cada setor do organismo conforme sua necessidade e a hemoglobina recebe o CO2 lá existente, e que é o produto resultante do metabolismo celular do qual os tecidos precisam se livrar. Repetindo: nos pulmões a hemoglobina troca CO2 por O2 nos tecidos a troca é inversa: O2 por CO2
A reação acima é possível porque a combinação desses gases com a hemoglobina formam compostos instáveis, facilmente liberando O2 ou CO2.
Esse é um processo essencial à vida. Se parar, as células deixam de receber oxigênio e entram em anóxia, ocorreasfixia geral.
A periculosidade do CO resulta da estabilidade do complexo CO + hemoglobina (carboxihemoglobina), de modo que o mecanismo de troca fica prejudicado: a hemoglobina não se consegue livrar do CO, não pode trocá-lo por O2 e, conseqüentemente, oxigenar o organismo. É por isso que o CO é um asfixiante sistêmico.
Se 20% a 30% da hemoglobina ficarem saturados com CO, aparecem os sintomas e sinais de hipóxia (falta de oxigenação do