hsu doencas cronico egenerativas
15657 palavras
63 páginas
SumárioDoenças crônico Degenerativas
Osteoporose
Esclerose Lateral Amiotrófica
Diabetes
Artrite reumatóide
Depressao
Cirrose Hepática
Asma
Alzheimer
Hipertensão
Bronquite
Doenças trasmissiveis por virus.
Gripe e resfriado comum
Sarampo
Catapora
Rubéola
Caxumba
Poliomielite
Hepatite a Vírus
AIDS
Doenças Transmitidas por Vetores Biológicos
Dengue
Dengue Hemorrágico
Febre amarela
Leishmaniose
Malaria
Doença de Chagas
INTRODUÇÃO
As doenças crônico-degenerativas são aquelas em que um conjunto de fatores leva à deterioração progressiva da saúde do ser humano e que não basta um agente transmissível identificável para que elas ocorram. A sua etiologia é multifatorial. Além disso, sabe-se que existe uma interação entre comportamento, meio ambiente e perfil genético.
Estas doenças têm por característica um longo período de exposição a fatores de risco comuns, geralmente décadas. Os principais fatores modificáveis são fumo, obesidade, dieta inadequada – que inclui o consumo excessivo de bebidas alcoólicas – e inatividade física. A maioria destes fatores está associada a um estilo de vida pouco saudável promovido pelo desenvolvimento tecnológico e pela urbanização. As doenças crônico-degenerativas são atualmente responsáveis pela maior parte da morbi-mortalidade em todo o mundo, desenvolvido ou em desenvolvimento, e são representadas, principalmente, pelas doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças pulmonares obstrutivas crônicas e o diabetes.
Os fatores de risco das doenças crônico-degenerativas têm a peculiaridade de se potencializarem quando concomitantes, de terem uma sinergia quanto a sua iniciação e manutenção (álcool e fumo, sedentarismo e obesidade), e de estarem associados a várias condições ao mesmo tempo (obesidade é fator de risco para diabetes, câncer e doença cardíaca; fumo é fator de risco para doença cardíaca, câncer e doença pulmonar, por exemplo).
Por isso, uma pequena diminuição da