windows
___________________________________________________________________________________________
Programação em STEP-5
Controladores Programáveis
O Conrolador programável (PLC) é destinado ao controle de processos industriais sendo que a sua função básica é a de substituir uma lógica feita por relês, módulos temporizadores, pirômetros, etc, por uma lógica armazenada em sua memória de programa.
Os vários modelos existentes no mercado se diferenciam pela sua capacidade de pontos de entrada e saídas ( Input/Output ou I/O ), pela capacidade de memória, recursos de programação, etc.
Estrutura Básica
Fonte de alimentação
Memória do programa
CPU (unidade central de processamento)
Módulos de interface (entradas e saídas)
Bus de comunicação
Bus
BUS é o elemento de interligação entre a CPU, memória e módulos de interface que nada mais é do que um sistema de condutores.
Entradas / Saídas
Para que as CPU's dos PLC's possam realizar as suas funções de controle, elas precisam receber informações do campo. Para que estas informações cheguem até a CPU, existem módulos de entrada e saída, ou seja, módulos que servirão de interface entre a CPU e os sinais provenientes do processo a ser controlado.
Estes módulos servem para tornar compatíveis os níveis de sinais de tensão e corrente que são provenientes dos sensores de campo, com o nível de sinal com o qual a CPU pode receber suas informações.
Tipos de sinais
As informações e dados são representados e transmitidos ao PLC por meio de sinais. O sinal é uma parte ou o todo de uma informação.
______Téc. Robson N. Vilela__________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________Programação em STEP-5_____________