Como, onde e quando nasceu a língua portuguesa?
Só conhecemos essa América Latina que existe hoje porque um dia já houve uma Europa Latina, ela foi o que restou do Império Romano, mas sua cultura ainda hoje permanece no Brasil por exemplo.
A formação da Europa Latina teve uma grande importância para a formação de dois grandes grupos linguísticos, as línguas Românicas Orientais e Ocidentais.
A Invasão da Península Ibérica
A invasão romana ocorreu em (197A.C– 400D.C), foi uma das contribuições para a Formação da Língua Portuguesa. Quando os Romanos conquistaram a Península Ibérica eles atiraram lanças e flechas no que viam e no que não viam, ou seja, seus objetivos eram atingir os ibéricos e acabaram por atingir os povos da América Latina. O motivo dos Romanos para invadir a Península foi um motivo antigo: a ambição. O interesse deles era extrair a prata, e fazer o seu comércio. O fato é que os cartaginenses tinham dominado a bacia mediterrânea, comprando e vendendo produtos em sua rede de filiais ali instaladas, além de fabricarem eles mesmos tecidos e outras mercadorias. Eles tinham conquistado uma parte da Península Ibérica, de onde extraiam prata. Derrotados pelos romanos em sua cidade-matriz, estes foram atrás de suas possessões, e foi assim que a Península Ibérica entrou na dança. Quem diria que o interesse pela prata e pela rede comercial criada pelos cartaginenses daria nascimento, bem mais tarde, ao Português, hein? Roma, a primeira potência globalizada do Ocidente, à medida que estirava seus músculos pelo mundo então conhecido, implantava o Latim. Sem saber plantava também uma rede linguística muito importante a Rede Línguas Românicas SA.
Foram necessários dois séculos para que a Península Ibérica fosse conquistada, o primeiro desembarque ocorreu em 218 a.C ´, onde hoje é Catalunha. O segundo desembarque ocorreu no Sul, na altura do Gibraltar, então chamado “Colunas de Hércules”.
Diferente da vitória das armas foi à vitória linguística, pois o Latim Vulgar