Trabalho Museu da Língua Portuguesa
Este trabalho tem como objetivo a análise sobre o Museu da Língua Portuguesa, feito através da visita ao local no dia 10 de setembro de 2015.
Lá encontramos três andares, sendo o primeiro destinado às exposições temporárias que, no caso, é uma chamada “Poesia Agora” que dispunha de diversas atividades, o segundo onde era focado mais sobre a Língua portuguesa em si e o terceiro que possuía um auditório e uma espécie de “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Até os elevadores de acesso ao museu são espaços expositivos, pois permitem uma visão total da escultura “Árvore de Palavras” onde o visitante encontra palavras de idiomas que contribuíram para a formação do português e do português falado no Brasil, palavras em português e a representação de objetos e animais. Além disso, no interior dos elevadores, os visitantes podem ouvir uma espécie de mantra que repete as palavras “língua” e “palavra” em vários idiomas.
2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Primeiro andar – Exposição “Poesia Agora”
Nesta sessão encontrava-se uma exposição chamada “ilumina o” onde autores de todas as idades e regiões escreveram seus versos em estantes que estavam iluminadas, com o objetivo de dar certa potência às suas poesias, fazendo as palavras e visível à todos.
Tinha também uma sala onde havia uma mesa branca comprida com diversos livros de capa também branca e palavras aleatórias na lateral que, inicialmente, estavam em branco. O objetivo daquela exposição era a interação dos visitantes com esse mundo das poesias, deixando em aberto um espaço para você se expressar e mostrar seus versos. Além disso, as palavras aleatórias nas laterais dos livros podiam ser organizadas de um jeito que formasse alguma frase ou expressasse algum significado da pessoa.
Continuando, havia uma sala com poesias expostas espalhadas pelas paredes e em cada local era proibido a utilização de certa vogal, com o objetivo de cativar a criatividade dos autores e