Como ocorre um nocaute
Introdução
O nocaute é um dos critérios de vitória e encerramento de combate do boxe. É considerado nocaute o golpe ou a combinação de golpes que torne o oponente incapaz de continuar lutando, geralmente ocorrendo à perda de consciência.
Não há precisão de dados sobre o que faz alguém cair inconsciente durante um combate, mas pesquisas indicam que se deve a pequenos traumas no tronco cerebral, perda de propriocepção, dor ou cansaço.
Objetivo
Discutir sobre a autonomia funcional motora de lutadores durante o boxe e causas que levam ao nocaute.
Discussão
Nocaute por cansaço ou dor.
Segundo a Confederação Brasileira de Boxe a duração dos combates entre profissionais são de 4 a 10 assaltos de 3 minutos, com um minuto de intervalo entre eles. Segundo Eleno (2003) isso caracterizando o boxe como um exercício intermitente, um exercício de alta intensidade e curta duração com períodos de recuperação. Os sistemas energéticos relacionados ao exercício intermitente e de alta intensidade são os fosfagênios e glicolítico (MARCHETTI; MELLO, 2007).
Nos momentos iniciais de qualquer exercício, principalmente nos mais intensos, a energia fornecida é proveniente das reservas musculares anaeróbias (ELENO, 2003). Assim a fonte inicial de energia é o sistema de fosfagênios. Este se refere à concentração intramuscular de adenosina trifosfato (ATP) e de fosfocreatina (PCr, também conhecida como creatinafosfato). A principal propriedade dos fosfagênios é que o estoque de energia que eles representam torna-se disponível para o músculo quase que de modo imediato. O estoque de ATP intramuscular cai de maneira significativa durante os primeiro segundos de esforço. A PCr pode ser utilizada na ressíntese de ATP numa taxa elevada e essa alta taxa de transferência de energia resulta na capacidade de gerar uma produtividade de alta potência no momento da realização do estímulo muscular. (MAUGHAN; GLEESON, 2007). A glicogenólise, que consiste em degradar o