Gestão de suprimentos
a.1 Informar quais os fluxos dentro da cadeia de suprimentos e como é tratada a demanda nessa cadeia.
A cadeia de suprimentos da ENIPRO é um conjunto de atividades que nem sempre são repetidas em termos de matérias-primas. Seus insumos são solicitados em decorrer do processo produtivo, às vezes com antecedência, às vezes com curto prazo. Correm-se grandes riscos de atrasos e falta de materiais, devido os seus fluxos ser variáveis. A demanda dessa cadeia requer total envolvimento e comprometimento dos Stakeholders, principalmente fornecedores (parceiros) e com mais viabilidade dos funcionários envolvidos na execução. O que acontece é que essa demanda não é bem tratada como deveria, ocorrem repetidamente gargalos nas informações passadas ao setor de gerenciamento da cadeia e a empresa não sabe como lidar com essas situações.
a.2 Descrever como a organização trabalha a função Compras.
Na empresa ENIPRO uma única pessoa desenvolve a função Compras e todo o gerenciamento de suprimentos. Inúmeros fatores influenciam as características das aquisições necessárias ao processo de compras da empresa. Dentre eles, está o planejamento da demanda, o numero de fornecedores disponíveis e sua capacidade de atendimento. O setor tem como objetivo primordial a redução de custos, qualidade e agilidade, o que nem sempre ocorre devido às solicitações dos materiais que são sempre imediatas.
Suas etapas são:
- Requisição de material: As solicitações são feitas diariamente por funcionários de nível intermediário e operacional, cujos são engenheiro, encarregados, mestres de obras, pedreiros, administrativo de obras. Os pedidos são deixados por esses como recados na recepção, sofrendo grandes riscos de equívocos e gargalos nas informações, são realizados por meio de ligações e anotações em papeis diversos. Quando solicitados pelo gerente de obras e engenheiro os pedidos são requeridos via e-mail.
- Checagem de