Como não educar o seu filho
Hoje em dia, devido a falta de tempo faz com que alguns pais, mesmo que inconscientemente, tomem algumas atitudes erradas. A verdade é que a sociedade mudou e cada vez há menos tempo para estar com os filhos. Não há tempo para brincar com a criança, dar carinho, atenção, educar e, principalmente impor limites.
São as ligações familiares que ajudam a criança a entender as regras e a perceber o que é bom do que é mau, e também é perto dos familiares que as crianças se sentem amadas, queridas e protegidas, sendo que estes sentimentos são essenciais para um crescimento em equilíbrio.
Todos os seres humanos devem ter a noção que “Educar é dar o exemplo”.
Os filhos por norma seguem o comportamento dos pais e não as palavras deles. Para que estes sejam bem-educados, os pais tem que estar presentes na sua vida, tem que participar em atividades comuns, tem que saber ouvi-los e não critica-los quando pensam de forma diferente. Para uma boa educação é necessário diálogo, o convívio e respeito mutuo.
Educar os filhos é uma grande tarefa para a qual a maioria dos pais não se encontra preparada. Normalmente, os erros cometidos pelos pais deixam consequências nos filhos para o resto da vida.
Pesquisa
Porque devem os pais pôr os filhos a chorar?
A ideia de fazer tudo para que os filhos sejam felizes, evitando que chorem, está ultrapassada. A teoria de disciplinar sem que a criança chore está desatualizada, diz Gordon Neufeld, psicólogo clínico canadiano que esteve em Portugal no final da semana.
“As crianças precisam da tristeza, da tragédia para crescerem. Precisam de ter as suas lágrimas”, defende. Nos primeiros meses e anos de vida, o “não” dito pelos pais ajuda a disciplinar, em vez de estragar a criança. “Estamos a perder isso na nossa sociedade, não admira que as crianças estejam estragadas com mimos. Afinal, elas são sempre as vencedoras”, continua o