Educar na fé, o que é? Saberemos fazê-lo, em família?
Pe. Amaro Gonçalo – Encontro com a Equipa Vicarial da Pastoral Familiar – 10 de Fevereiro 2013
1. O QUE É “EDUCAR”?
Etimologia: 1) Edere – alimentare 2) Educere: conduzir para fora
1. Educar é desenvolver toda a personalidade? O sentido da educação do ser humano é a expansão da personalidade ou é a orientação para o serviço ao semelhante?
2. Educar é levar a pessoa a exprimir e manifestar todas as potencialidades de que dotado? É útil exprimir todas as tendências da personalidade humana?
3. Educar é, pois, conduzir a pessoa para fora do seu “eu”. Há que superar esta falsa ideia de autonomia do homem, como um "eu" completo em si próprio, enquanto se torna "eu" também no encontro coletivo com o "tu" e com o "nós" (Bento XVI);
4. A Educação, segundo a Declaração Conciliar “Gravissum Educationis”, n.1: formação, tendo em conta o bem último da pessoa e o bem comum da sociedade; desenvolvimento integral e gradual da pessoa humana…
2. O QUE É EDUCAR NA FÉ?
2.1. Conduzir a pessoa a dar uma resposta livre, pessoal e inteira, (com toda a sua mente, com todo o seu coração, com toda a sua vida) a um Deus, que se lhe revela e se lhe propõe, como amor.
2.2. Conduzir a vida da pessoa toda, para fora de si mesmo, e, em última instância, para Deus, para a relação com Ele, que, por sua vez, abre e expande a pessoa à relação com o próximo.
2.3. Ajudar a crescer, como Jesus, em todas as dimensões «em estatura, em santidade e graça» (Lc.2,52), «até que cheguem ao conhecimento vital do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude» (Ef.4,13).
2.4. Educar para a fé significa educar para um caminho; saber perceber continuamente as etapas do caminho; adaptar à ação educativa aos diferentes momentos. Da fé recetiva à fé oblativa…
2.5. Natureza e fim da Educação Cristã, segundo a Declaração Gravissimum Educationis, n.3
2.6. Educar na fé é também educar no amor e para o amor:
2.7. Educar na fé