como nos tornamos humanos
O documentário da Nova/PBS “Como Nos Tornamos Humanos” apresenta a evolução humana ao longo da história da humanidade. O documentário mostra as recentes pesquisas em diversas áreas da ciência: Antropologia, Arqueologia, Genética, História, Geologia. Todos com o objetivo comum de entender: O que nós faz Humanos, afinal? Investiga as origens do bipedismo, suas consequências e significado. Então este documentário remonta uma Trajetória incansável que ao final nos levou ao Homo Sapiens – O animal mais adaptável e complexo da terra.
Segundo os registros partir de 6.000 milhões de anos atrás é possível perceber desde o mais antigo Fóssil encontrado as diferenças entre a espécie humana e a espécie de chimpanzés. Os cientistas mapearam o gene Neandertal e encontraram o gene FOXP2. Vários animais o possuem, mas a versão humana deste gene é única.
O homem nunca parou de pensar e interrogar-se sobre si mesmo. Este pensamento até então tinha sido mitológico, artístico, teológico, filosófico, mas nunca cientifico. O projeto antropológico e o conceito de homem nesta época não poderiam existir enquanto regiões da humanidade permaneciam inexploradas. Durante a segunda metade do século XIX, a antropologia atribui objetos empíricos autônomos: as sociedades ditas como “primitivas”, exteriores ás áreas de civilização europeias ou norte americanas.
No documentário fica bem explicito a importância da antropologia no estudo do homem e no processo evolutivo. A antropologia pré- histórica estuda o homem a partir de vestígios materiais enterrados no solo, como ossadas, marcas de atividades humanas e reconstrói as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
De acordo com Laplatine o homem sempre estudou o homem e sua sociedade. Mesmo quando oscilando entre leituras