Visao do pecado segundo soteriologia
Introdução
A doutrina bíblica da salvação é um dos pontos de partida mais importantes para o estudo sistemático da Fé Cristã. Neste e nos próximos 10 encontros nos dedicaremos a considerar os principais pontos a respeito do modo como Deus oferece a seu povo o resgate da sua situação legal como condenado para a liberdade do Reino do Filho do seu amor.
Também veremos que a obra de salvação não nos liberta apenas da nossa situação legal, mas também de uma condição decaída, completamente dominada pelo pecado, para a uma viva esperança e mudança interior, Na qual nos santificamos e crescemos para nos parecer mais com Cristo Jesus.
Nossa primeira aula, voltará o nosso olhar para a nossa situação e condição enquanto seres caídos e excluídos da graça de Deus. Começaremos estes estudos, naquilo que na Teologia Cristã Tradicional é conhecido como Hamartiologia, isto é a Doutrina do Pecado.
A Natureza Pecaminosa do Homem - Como nos tornamos pecadores?
Evidentemente não poderemos estudar com todo detalhe essa matéria, que podemos chamar de “hamartiologia” (A Doutrina a Respeito do Pecado), simplesmente porque o material bíblico que discorre sobre isto é abundante e todas as questões teológicas e filosóficas sobre a questão podem preencher muitos livros, afinal de contas, estamos lidando com a própria origem do mal no mundo. Como nossa possibilidade é bem mais modesta, procuraremos tratar as questões mais básicas ligadas à pecaminosidade da natureza humana.
Como nos tornamos pecadores?
Há muitos pensamentos sobre o que é o pecado. Nós, entretanto, trabalharemos a questão do ponto de vista bíblico, cristão e reformado. Contudo, devemos nos lembrar de que nem todas as pessoas, até mesmo dentro do cristianismo, definem pecado da mesma forma.
Seguindo a esteira do evolucionismo e suas teorias sobre a espécie humana, de uma forma geral, a filosofia extra bíblica não abre espaço para o conceito de pecado,