Folclore
Turma: 6º ano
Mês: Agosto.
1. Justificativa
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como consequências dos acréscimos da coletividade.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. Por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.
2. Objetivos:
-Identificar a importância cultural do folclore
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-Explorar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Estimular fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-Motivar produções artísticas individuais e coletivas
-Despertar gosto pelas musicas e danças culturais
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
-