como montar um jogo de tabuleiro
Parte 1 de 3: Projetando o Jogo
1
Anote suas ideias. Manter um registro das suas idéias em um caderno de rascunho ou no computador pode ajudar as idéias a continuarem fluindo. Use esse caderno de anotações para registrar toda e qualquer ideia que você tiver sobre o jogo. É um pontapé inicial e tanto para começar a projetar o jogo e separar as idéias promissoras das que parecem meio furadas. Há basicamente duas abordagens para começar o seu projeto: Temas e Mecânica. Esses dois conceitos são os fundamentos de todos os jogos de tabuleiro.
Os temas são o “coração” do jogo e podem ser chamados também de “gêneros.” Há jogos simples, como por exemplo, aqueles em que basta nocautear o adversário do outro lado do tabuleiro. E há os jogos complexos envolvendo estratégias de guerra.
A mecânica do jogo é fundamental para que os jogadores interajam bem. Por exemplo, em Banco Imobiliário, a mecânica foca no rolar dos dados, na compra e venda de bens e em GANHAR DINHEIRO. Já no jogo Axis & Allies, a mecânica consiste em mover as peças por um tabuleiro enorme e interconectado, além de usar um dado para resolver conflitos entre jogadores.
Não há certo ou errado na hora de projetar o seu jogo. Há quem desenvolva a mecânica antes e então construa um tema a partir dela. E há quem tem ótimas idéias para um tema e então procuram desenvolver uma mecânica que seja adequada a esse tema.
Determine a faixa etária dos seus jogadores. Saber a faixa etária dos seus potenciais jogadores permitirá a você projetar um jogo tão simples ou tão detalhado quanto você deseja e irá permitir que você crie regras de acordo com essa faixa de idade. Por exemplo, se estiver criando um jogo para crianças, você quer que o jogo seja simples, fácil de entender, divertido e que promova uma camaradagem e aprendizado entre as crianças. Para adultos, você irá querer que o jogo seja mais competitivo e excitante.
Determine os seus objetivos. Depois de ter as idéias