brincadeiras antigas
Origem: surgiu no Oriente
Material utilizado: contém sete peças( um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos ). É formado por uma base quadrada dividida em cinco triângulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo.
Competências: o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia. Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito raciocínio lógico. O Tangram é um puzzle, um quebra cabeça, um jogo de montar. Apesar do Tangram ser um material muito simples, tem muitas potencialidades no tratamento de temas como as áreas, os polígonos, ângulos, e relação entre linhas. É um material importante na introdução de conceitos matemáticos e no seu aprofundamento. Através do jogo, a criança compreenderá as noções mais simples do tema das áreas. Explorando as diferentes figuras geométricas do Tangram, a criança irá descobrir quais as peças que são iguais e que têm a mesma área, ou as que são diferentes mas que também têm a mesma área. Através de actividades matemáticas e da atitude do professor, a criança poderá explorar áreas, compreendendo que as figuras que têm a mesma área são figuras equivalentes.
Objetivo: conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças. Com estas 7 peças você pode fazem uma imensidão de formas. Enquanto manuseamos as peças, notamos as suas inúmeras possibilidades didáticas. Através do jogo, a criança compreenderá as noções mais simples do tema das áreas. Explorando as diferentes figuras geométricas do Tangram, a criança irá descobrir quais as peças que são iguais e que têm a mesma área, ou as que são diferentes mas que também têm a mesma área. Através de actividades matemáticas e da atitude do professor, a criança poderá explorar áreas, compreendendo que as figuras que têm a mesma área são figuras equivalente
Gamão
Origem: Mesopotâmia