BRINCADEIRAS ANTIGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- “PROFº. MARIANO DA SILVA NETO”
DEPTº. DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO “MINISTRO PETRÔNIO PORTELA”
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE PESQ. E OFICINAS - PROJETO DE INTERVENÇÃO
BAIRRO ININGA, TERESINA(PI) – CEP: 64049-550
TELEFONES: (086)3215-3215-5811
ORIENTADORA: PROFª. MS. CARMEM
ORIENTANDA: LUCY MACHADO COÊLHO PROJETO DE INTERVENÇÃO - TCC 1- DEFINIÇÃO DO TEMA:
Atividades Lúdicas na Educação Infantil
2- DELIMITAÇÃO DO TEMA Não se brinca mais como antigamente: um resgate das brincadeiras antigas na Educação Infantil
3- INTRODUÇÃO
Boa parte dos alunos da Escola Municipal “Aurino Nunes” situada na localidade Bela Vista, zona rural norte de Teresina, a 20 km do centro se machucam na hora do recreio por causa de briga ou brincadeiras violentas, de forma a causar nas crianças danos físicos e psíquicos capazes de prejudicar o desenvolvimento das mesmas, no que diz respeito a vida individual, bem como na vida social. Pressume-se que isso ocorre devido a vivência que cada uma tem no que tange aos acessos dos programas contendo cenas de violências e consequentemente brincam imitando o que eles assistem, sendo portanto brincadeiras desapropriadas para suas idades.
Nesse sentido, existe uma agravante nesta situação, haja vista que, o tempo disponibilizado pela escola para a prática das brincadeiras é insuficiente e ainda não se dispõe de um espaço físico adequado, muito menos brinquedos apropriados para o desenvolvimento atividades necessárias às crianças. Portanto se faz necessário o desenvolvimento desse projeto na escola para dar oportunidade às crianças de conhecer diferentes formas de brincar de uma forma mais saudável.
Como afirma Vygotsky(1984) é brincando e jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de entrar em uma relação como o mundo,