Brincadeiras antigas
Trazendo a cultura popular para nossos pequenos
Cinara da Silva Martins
Professora – Tutora: Karin Sewald Vieira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0088) – Modulo 2
21/05/2011
RESUMO
O trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança em seus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil. Mostra os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer as crianças. Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando as nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Por isso, é preciso desenvolver projetos com resgate de brincadeiras antigas e também envolvendo as famílias nesse processo, só assim é possível uma reflexão e conscientização da importância do brincar, desse brincar saudável que podemos resgatar junto às brincadeiras antigas, valorizando o lúdico nas práticas cotidianas, tanto no contexto escolar como no familiar. Sendo assim, as famílias junto com a escola devem procurar trabalhar da melhor maneira possível trazendo o lado bom da tecnologia e ao mesmo tempo cultivando a cultura popular através das brincadeiras antigas.
Palavras chave: Brincadeira. Cultura. Infância.
1.INTRODUÇÃO
Falar no resgate de brincadeiras, em época onde a cultura popular perde espaço para a era da informática pode parecer antiquado ou no mínimo curioso. Mas com objetivo de criar atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem de forma criativa e prazerosa para a criança, nada melhor do que trabalhar com as cantigas de roda, brincadeiras antigas, parlendas, crendices, acalantos entre outros.
Antigamente não existiam muitos brinquedos, nem a tecnologia de hoje. Portanto, as crianças criavam seus próprios brinquedos com madeiras, latinhas e sucatas do seu