Como misturar água e óleo de cozinha?
T E C NO L O G I A D O R I O G R AND E D O S U L C ÂM P U S P O R T O AL E G R E
Como misturar água e óleo de cozinha? 02 de dezembro de 2014
Semelhante dissolve semelhante
Discentes:
Você já parou pra pensar porque a água e o óleo de cozinha não se misturam? O que acontece em nível molecular que provoca este fenômeno?
Charlles Garbelotto Pires
Vanessa Aguiar Vieira
Público alvo:
Alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio
Objetivo:
Tratar
de
forma
simples
o
Para que haja esta compreensão, o conceito de polaridade molecular deve ser discutido. As moléculas são formadas por diferentes átomos, cada um com sua eletronegatividade própria.
Vamos
pensar assim: a eletronegatividade seria a tendência de um átomo em ganhar elétrons, ou seja, uma tendência a ficar carregado negativamente. Se uma molécula possui átomos distintos, automaticamente ela terá diferentes regiões com eletronegatividades distintas. Vamos verificar o exemplo a seguir: conceito de polaridade, trazendo este conteúdo para o dia-a-dia do aluno. Moléculas apolares jamais dissolvem moléculas polares.
A molécula representada é a molécula da água (H2O).
Podemos perceber que existe uma região da molécula onde a eletronegatividade é maior, em volta do oxigênio (O), que é um elemento mais eletronegativo que o hidrogênio (H). Sendo assim, dizemos que a molécula possui um momento dipolar, que a torna uma molécula polar.
A segunda molécula é a do gás etano, formado por 2 átomos de carbono (C) de 6 átomos de hidrogênio (H). Neste caso a molécula não possui um momento dipolar, visto que as diferenças de eletronegatividade dos carbonos e dos hidrogênicos se anulam, devido à geometria uniforme da molécula. Neste caso temos uma molécula apolar.
COMO MISTURAR ÁGUA E ÓLEO DE COZINHA?
PÁGINA 2
Compreendendo este raciocino podemos citar algo muito falado