Como funciona a multimídia digital
O Processamento de imagens, sons e vídeos.
Primeiramente, é preciso constatar que as imagens de um DVD de vídeo ou CD de música e os vídeos e as músicas que assistimos no computador usam a mesma tecnologia, ou seja, a tecnologia de armazenar imagens e sons em dados binários (01010101...) de forma que algum processador (não necessariamente de um microcomputador) leia e decodifique essas informações, e a exponha através de um meio de saída. Com isto concluímos que os aparelhos que reproduzem multimídia digital são certamente computadores (pois utilizam a linguagem dos computadores para armazenamento/processamento de informações).
Os dados de imagens são armazenados na forma de pixeis, que juntos formam uma matriz matemática ou uma malha de pontos. Cada ponto é codificado em um valor numérico que contem informações sobre as propriedades de cor da imagem em um determinado ponto, formando, com todos os pontos juntos, a imagem final.
Ex: Resolução de 720*480: esta imagem contem pixels de forma que formem 720 colunas e 480 linhas deles cada um com suas informações de cor, que juntos formam a imagem que está sendo reproduzida na tela.
Os dados de vídeo são na verdade uma seqüência de imagens que é apresentada com certa velocidade, formando o movimento da cena. Desta forma, cada imagem armazenada é um quadro, e a velocidade com que é mostrada a seqüência de quadros é chamada de frame - rate, ou taxa de quadros. O circuito de som do vídeo é o chamado streaming de áudio, que consiste em uma faixa de áudio digital que é decodificada separadamente, mas tocada simultaneamente ao vídeo.
Os dados de som são armazenados através da codificação de um sinal elétrico que representa uma onda sonora, captado através de um microfone. Essas conversões necessitam de dois conversores, um analógico-digital e um digital-analógico, que fazem respectivamente os trabalhos de converter as ondas elétricas captadas em