Orientação e resolução prova etec 1º semestre de 2011
A partir de 22/11/2010, especialistas do D.A. iniciaram comentários da Prova ETEC - 1º semestre de 2011.
Evite a lei do mínimo esforço
Quem não se alegra quando pratica atividades físicas como correr, andar de bicicleta, nadar, jogar futebol, vôlei ou basquete?
Há séculos o ser humano vem incorporando o esporte à sua vida social, pois a prática esportiva contribui para manter o corpo saudável e com uma sensação de bem-estar, para ajudar na recuperação de pessoas debilitadas, para evitar os males do sedentarismo, para diminuir o estresse e, muito importante, para nos divertirmos.
Além disso, o esporte integra diferentes povos através de competições que revelam as habilidades e o preparo dos atletas e dos times. Por esse motivo é que existem os Jogos Olímpicos, os Paraolímpicos, as Copas do Mundo e campeonatos nacionais e internacionais em diversas modalidades.
Diariamente, já exercitamos diferentes movimentos corporais, como subir e descer escadas, mas é essencial nos conscientizarmos de que ampliando nossas atividades físicas viveremos de forma mais saudável e feliz.
Eis o tema deste Vestibulinho: o esporte como expressão da cidadania e a importância dos exercícios físicos para mantermos em equilíbrio corpo e mente.
Questão 1
“O importante não é competir e, sim, celebrar.”
Em sua sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza muito o celebrar. Suas festas são manifestações alegres de amor à vida e à natureza. Depois de contatos com outras culturas, as comunidades indígenas criaram diversos mecanismos políticos, sociais e econômicos. Foi nesse contexto que nasceu a ideia dos Jogos dos Povos Indígenas cujo objetivo é unir as comunidades. Todos participam, promovendo a integração entre as diferentes tribos através de sua cultura e esportes tradicionais.
(Carlos Justino Terena Disponível em: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/jogos_indigenas.htm Acesso em: 29.08.2010. Adaptado)
Desde outubro de 1996, os Jogos dos