Como feito o transplante de Medula ssea
Neste trabalho iremos relatar um pouco sobre Transplante de medula óssea. Mostrarei uma introdução inicial sobre o que é medula óssea e como ocorre esse tipo de transplante, logo após detalharei o tratamento, como ocorre a preparação, o condicionamento, a espera de funcionamento nos pacientes e a recuperação.
2.Como é feito o transplante de medula óssea? Explique detalhadamente todos os passos. O processo de um transplante de medula óssea pode ser divido em cinco "passos", cada um com suas características e objetivos próprios.
Passo 1: preparação
Começa quando o paciente e seu médico consideram o transplante de medula óssea como uma opção de tratamento. Nessa fase o paciente tem a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas com o médico e a equipe multidisciplinar (enfermeiros, nutricionistas, etc.). Após um exame físico detalhado, a avaliação inicial para um transplante de medula óssea envolve exames de sangue para análise da função renal e do fígado, hemograma, biópsia de medula óssea, mielograma, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste de função pulmonar e outros que o médico julgar pertinente. Todos esses exames são necessários para fazer uma avaliação precisa da condição clínica do paciente, antes do transplante.
Legal e moralmente, o médico precisa informar o paciente de todos os passos, riscos e benefícios do transplante de medula óssea, de modo a permitir que seja tomada a decisão de prosseguir ou não com o processo.
É importante que o doador da medula óssea esteja presente nessa primeira fase e acompanhe as consultas médicas, pois ele também terá necessidade de avaliação e exames laboratoriais, para ter certeza de que seu estado de saúde permite a doação. O doador também será informado sobre o processo de doação da medula óssea, que pode ser realizado por duas vias distintas. A primeira, mais tradicional, ocorre por meio de múltiplas punções no osso ilíaco (da bacia) e pela aspiração direta da medula óssea. A outra técnica de