Como fazer um fichamento
Salvador (1982) distingue dois tipos de fichas: ficha bibliográfica e ficha de apontamentos. A primeira é indicada para anotações sobre as referências bibliográficas e os comentários sobre a obra; a segunda, para anotar a exposição de ideias dos autores (em forma de citações), hipóteses, doutrinas, cópia de textos, etc.
A estrutura das fichas, tanto as bibliográficas, quanto as de apontamentos,compreende as seguintes partes:
a) Cabeçalho ou titulação (título genérico, título específico);
b) Referências (elaboradas de acordo com as normas deste manual);
c) Corpo da ficha: nas fichas bibliográficas, o texto é constituído pelos comentários sobre a obra (em forma de esboço/esquema ou de síntese); nas fichas de apontamentos, o corpo é constituído por citações (trechos importantes retirados dos textos lidos), sempre entre aspas, independente do número de linhas.
Ressalta-se ainda que, no corpo da ficha, quando esta for elaborada a partir de um livro, deve-se registrar a página da qual estão sendo retiradas as informações.
Exemplo, modelo de fichamento:
FACULDADE ASSIS GURGACZ
TRABALHO DE FILOSOFIA
Acadêmico: Rafael Pereira Santos
Curso: Engenharia Civil Noturno/Integral T08
Docente: Prof. Ricardo Krupiniski
Obra: BOTELHO, Milton Mendes. Gestão Administrativa, contábil e financeira do legislativo municipal . 2.ed. Curitiba: Juruá, 2010.
“A organização do Poder Legislativo no Brasil surgiu em 1532, quando Martim Afonso de Souza instalou a primeira Câmara brasileira, a de São Vicente, que passou a exercer os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.” (p. 21)
“A Câmara Municipal tem