Como Fazer Resumo
Você encontrará aqui algumas explicações do que é resumo e como realizá-lo. Em primeiro lugar, veja como você pode fazê-lo:
O resumo é uma síntese das ideias de um texto. Como fazer uma síntese?
Etapas:
1) Faça uma leitura do texto anotando as informações que aparecem em cada parágrafo;
2) Verifique o encadeamento das ideias do autor conforme suas anotações;
3) A partir disso, reflita sobre o objetivo geral da obra e tente responder: de que trata o texto, o que pretende demonstrar?
4) Após cumprir estas etapas tente sistematizar as principais partes do capítulo ou do livro – aquelas que contêm a parte central, essencial do texto.
5) Faça uma redação, com suas palavras, destacando as ideias principais do texto. Atenção: evite citações do texto, é desnecessário descrever exemplos que o autor usa; detenha-se no essencial.
6) Não há uma norma estabelecida para a quantidade de páginas para um resumo. Podemos supor que para cada 5 páginas de texto tenhamos 1 página de resumo (digitada).
Veja agora como Antônio Joaquim Severino define resumo no trecho retirado de seu livro Metodologia do trabalho científico:
Resumo de textos (p. 102)
“Outro tipo de trabalho didático comumente exigido em escolas superiores é o resumo ou síntese de textos – seja de toda uma obra ou de um único capítulo. É que se faz, muitas vezes, quando do fichamento de livro.
Não se trata propriamente de um trabalho de elaboração, mas de um exercício de leitura que nem por isso deixa de ter enorme utilidade didática. O resumo do texto é, na realidade, uma síntese das idéias e não das palavras do texto. Não se trata de uma "miniaturização" do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém-se fiel às idéias do autor. O resumo é feito em diferentes níveis de profundidade, conforme o objetivo a que se propõe.”
Severino também esclarece como ler um texto e fazer um resumo quando aborda a análise temática. Vejamos o que ele diz: