como fazer fichamento
A referência bibliográfica deve ser feita segundo as normas da ABNT. É uma maneira do aluno aprender de início e já estar se familiarizando com uma habilidade a ser exigida em qualquer trabalho científico.
2. Tema Central:( enfoque dado pelo autor sob a perspectiva...) Ao precisar, futuramente, de alguma leitura já fichada, ao ler este tópico o aluno saberá se é o enfoque que lhe interessa no momento. Caso não seja, ele não perderá tempo lendo todo o restante da ficha e partirá em busca de outra que lhe dê as informações dentro da perspectiva desejada.
3.Síntese: aspectos mais enfatizados.
- Se for um livro, abordar aspectos de capítulo por capítulo, de forma corrida, dando destaque para o que deseja enfatizar. EX:
Cap. I:.........(resumidamente).........Cap.2:.............(resumidamente)...etc..
-Se for um capítulo de livro ou artigo, abordar aspectos dos subtítulos, de forma corrida, dando destaque par o que se quer enfatizar.
Nesta parte deve–se exigir que o aluno escreva com suas próprias palavras, garantindo assim que ele compreenda a leitura ao invés de fazer o famoso “ corte e colagem”. Quando houver interesse em destacar uma frase ou período específico para uma futura citação, destaca-los com aspas e registrar em parênteses a página de onde foram extraídos. 4. Conclusões do autor
Deve-se solicitar que o aluno faça a leitura pensando em que mensagem o autor quis deixar, o que ele pode perceber de toda a leitura. O aluno começa a se familiarizar com a obra, a linha de pensamento do autor que permitirá futuras comparações. O desenvolvimento desta habilidade permite também que o aluno passe a reconhecer as idéias do autor em qualquer situação em que este esteja presente.
5. Conclusões do