Como fazer fichamento e resumo
O fichamento é uma técnica de leitura de modo que ela seja realizada de maneira seletiva, por meio dessa seleção as informações relativas ao texto podem ser de três tipos:
a) Extraídas como citações trata-se de um fichamento de citações diretas e indiretas para facilitar e organizar dados para um trabalho de escrita.
b) Esquematizadas por meio de representações visuais de forma a traduzir o percurso lógico das ideias do autor. Trata-se de um esquema visual para um estudo do texto em que as ideias principais e secundárias do texto são expostas no esquema.
c) Catalogadas por meio de citações diretas para se obter uma organização sucinta do texto de acordo com as normas da ABNT.
A escolha do tipo de fichamento depende do objetivo do leitor com relação ao trabalho que ele necessita elaborar. Para qualquer tipo de fichamento é preciso desenvolver pelo menos três leituras: a primeira para conhecer o tema, o problema e os objetivos do autor. A segunda para comprrender os argumentos utilizados pelo autor. Por fim a terceira para explicitar a conclusão ou considerações finais do autor. Há três tipos de fichamento:
1. Fichamentos por citação direta e indireta.
2. Fichamento por meio de catalogação de citações diretas conforme a ABNT.
3. Fichamentos por meio de esquemas estruturais, os quais podem ser desenvolvidos de três formas conforme está explicitado abaixo:
O primeiro passo é conhecer todo o texto, por meio da primeira leitura. Em seguida dividir o texto. O primeiro elemento é o título que especifica a ideia principal trabalhada através de subpartes que estão separadas por subtítulos os quais desenvolvem argumentos. Dentro de cada subparte, identificam-se os itens que explicam os subtítulos. Estes itens deverão ser colocados em forma de tópicos e, se houver necessidade, explicá-los através de alíneas, que são frases