COMO EU POSSO LIDAR COM OS MEUS ERROS?
Como eu posso lidar com os meus erros?
O que você faria? Três motivos para admitir seus erros Aprenda com seus erros O que você faria?
Leia o que aconteceu com Karina e imagine que você está no lugar dela. O que você teria feito se estivesse nesta situação?
Karina: “Eu estava indo para o meu curso, dirigindo a toda velocidade. Daí, um guarda me parou e me deu uma multa. Eu fiquei tão chateada! Contei pra minha mãe, e ela me disse que eu tinha que contar tudo pro meu pai — exatamente o que eu não queria fazer.”
O que você faria?
Opção A: Deixa quieto e torce para o seu pai nunca descobrir.
Opção B: Conta toda a verdade para o seu pai.
A primeira opção pode parecer a mais tentadora. Afinal, talvez a sua mãe até pense que você já foi falar com o seu pai. Mas, se você recebeu uma multa de trânsito ou cometeu qualquer outro erro, há bons motivos para você abrir o jogo.
Três motivos para admitir seus erros
1. É a coisa certa a fazer. A Bíblia descreve como os cristãos devem agir: “Queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.” — Hebreus 13:18.
“Eu estou me esforçando bastante em ser honesta e em aceitar as consequências pelo que eu faço — e também em assumir logo quando eu cometo algum erro.” — Alexis.
2. É mais fácil as pessoas perdoarem quem admite seus erros. A Bíblia diz: “Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona.” — Provérbios 28:13.
“Tem que ser corajoso pra confessar um erro, mas é só assim que a gente ganha a confiança dos outros. Eles vão ver que você é honesto. Quando você admite um erro, transforma uma coisa ruim em uma coisa boa.” — Richard.
3. E o mais importante: deixa Jeová feliz. A Bíblia fala que Jeová “detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos.” — Provérbios 3:32, Bíblia na Linguagem de Hoje.
“Depois de eu ter cometido um erro grave, percebi que eu precisava confessá-lo. Jeová nunca me