Como entrevistar alguém
Entrevistado (a): Dirce Passiani
Idade: 68 anos Na época de 1946 não havia abastecimento de água encanada em alguns lugares, a água que as pessoas usavam era pega de poços, Dirce ficou mais de 3 anos usando água de poço, algumas pessoas tinham poço em suas casas no caso da Dirce ela também tinha um poço em seu quintal.
Existiam minas, córregos e bicas, ás águas era límpidas e bem aproveitadas. Na época que a população começou aumentar as águas foram ficando mais sujas porque crianças, até os mesmo os adultos se banhavam no rio e algumas pessoas “urinavam no” rio.
Perto de sua residência, não tinham água encanada, depois que a população aumentou foram criando águas encanadas e ela disse feliz: Graças a Deus! não é vida passei 3 anos usando água de poço. E foi nessa mesma época que a energia elétrica chegou em sua cidade natal, os córregos que eram limpos e azuis hoje não tem condições de uso não podemos nadar, corremos riscos de pegar vária bactérias os rios estão pretos e com um cheiro horrível, impossível usa-los para algo. Hoje para ela e para muitos, a água encanada foi uma das melhores invenções porém, gasta muita água porque tem pessoas que desperdiça bastante não sabem utiliza-la corretamente, um banho no máximo é de 5 a 10 minutos, maioria das pessoas ficam de 10 a 15 minutos parece pouco mais conforme a SABESP SANEAMENTO BÁSICO afirma que 5 minutos de banho já é gasto 40 litros de água que é o suficiente. Hoje não se pode mais nadar nos rios de Carapicuíba porque estão em uma situação precária, antigamente sempre tinha pessoas nos rios brincando com a água, felizes agora é só na praia mesmo.
Editora: Grazielle Menezes de Almeida