Como encontramos petróleo ?
Por: Almeida Junior
Métodos Sísmicos http://www.engenharias.eng.br/index.php/engenharia-de-petroleo/prospeccao-de-petroleo/398-metodos-sismicos.html No método sísmico uma onda mecânica é gerada e enviada em direção do interior da Terra. Durante a sua viagem esta onda é refletida e refratada (analogamente ao que acontece em ótica). Para a prospecção de petróleo, atualmente, o método mais utilizado é o método sísmico de reflexão.
Para gerar as ondas mecânicas em terra utiliza-se dinamite e vibradores. Já no mar, utiliza-se canhões de ar comprimido. A captação das ondas refletidas são feitas por geofones (em terra) ou hidrofones (no mar).
A onda gasta um certo tempo para atingir uma determinada rocha e retornar até o geofone (ou hidrofone). Assim, a profundidade a ser explorada pode ser controlada através do tempo escolhido para o registro de dados. Quanto mais tempo durar o registro, mais ondas (que atingiram maiores profundidades) serão captadas. Supondo a velocidade de propagação na água de 1500 m/s. Caso se deseje atigir 1500 metros de profundidade o registro deve durar em torno de 2 segundos ( 1 segundo de ida e 1 segundo de volta).
As ondas mecânicas podem ser de dois tipos: P ou S. Segundo Ferreira (2002):
"As mais velozes de todas as ondas sísmicas são as ondas compressivas ou primárias (ondas P). A movimentação de partículas das ondas P ocorre por dilatação e compressão ao longo da direção de propagação. As ondas P propagam-se em qualquer meio, à exceção do vácuo. As ondas aéreas ou ruídos em gases, inclusive na atmosfera, são ondas P. As ondas compressivas em fluidos, como a água e o ar, são comumente chamadas ondas acústicas.
Um segundo tipo de onda cuja velocidade é imediatamente inferior àquelas supracitadas, são as ondas secundárias ou transversais, também denominadas cisalhantesS. As ondas S propagam-se com velocidades ligeiramente menores que as ondas P em sólidos. Nas ondas S, a movimentação das