Como elaborar e redigir um artigo científico
Revista LOGOS, n. 13, 2006.
COMO ELABORAR E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO
1
HENRY-SILVA1, Gustavo Gonzaga; SOEIRO2, Maria Isaura Plácido
Professor Doutor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. (UFERSA) –
Departamento de Engenharia de Pesca (ghgs@rc.unesp.br).
2
Professora Mestre da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) – Departamento de Educação Física (isasoeiro@yahoo.com.br).
INTRODUÇÃO
A ciência é uma forma de conhecimento que utiliza a razão e a comprovação empírica para sustentar as suas teorias. O seu desenvolvimento e a sua credibilidade perante a sociedade se dão principalmente através da divulgação dos seus conhecimentos. E uma das formas de acessa-los é através das revistas científicas onde profissionais e estudantes de diferentes áreas têm a possibilidade de divulgarem as suas pesquisas.
Para o encaminhamento de artigos a revistas científicas é necessário que os autores sigam as normas de cada periódico, mas existem critérios que facilitam a leitura do texto pelo público alvo e o aceite do artigo para a publicação em revistas especializadas. Este artigo tem como objetivo apresentar os critérios que direcionam a organização de pesquisa para o formato de artigo científico. A seguir detalharemos a estruturação básica de um texto científico.
Título
Ao escrever um artigo científico, o pesquisador às vezes não dá atenção adequada à elaboração de seu título. Esta falha pode ser extremamente prejudicial, pois o título é o cartão de visitas de qualquer publicação. Desta forma, o título deve ser elaborado com muito cuidado e de preferência escrito apenas após a finalização do artigo.
Um bom título é aquele que descreve adequadamente o conteúdo descrito no artigo.
Geralmente, ele não é uma frase, pois não contém o sujeito, além de verbos e objetos arranjados. Atualmente, poucas revistas aceitam títulos em forma de frase completa.
Um exemplo deste tipo de título seria: O pulso de inundação é o