3- Trabalhos Científicos ou Acadêmicos
Segundo Salvador (1982, p. 11) trabalhos científicos ou acadêmicos consistem em escritos que resultam do desenvolvimento de pesquisas realizadas tanto em Curso de Graduação quanto de Pós-Graduação.
Nos cursos de graduação, os universitários devem ser orientados a progredir gradativamente da simples informação para a autodescoberta do conhecimento e para a criatividade.
Desta forma, os cursos de graduação caracterizam-se pela integração social dos universitários, não somente pela sua instrumentalização, mas, principalmente pela preocupação com a formação pessoal, científica e profissional dos mesmos.
Os estudos realizados na graduação predominam na categoria de ensino e aprendizagem, em vista da formação. Por este motivo os próprios trabalhos de pesquisa realizados na graduação constituem-se em recursos didáticos de formação: interessa mais o processo de pesquisa do que os possíveis resultados.
Tendo em vista os diversos graus de originalidade, criatividade e profundidade, têm-se diferentes níveis e consequentemente diferentes tipos de trabalhos acadêmicos, tanto na graduação quanto na pós.
Os primeiros, basicamente recapitulativos e bibliográficos, são mais realizados na graduação, e os últimos, estudos mais originais, são exigências da pós-graduação. Mas em todos eles se exigem qualidade de método, organização, rigor, observação e respeito às normas técnicas. (SALVADOR, 1982, p. 13).
Ao elaborar qualquer tipo de trabalho científico ou acadêmico, o universitário só será bem sucedido, obtendo-se realmente aprendizagem, se primeiro fizer um estudo analítico do documento em questão, procurando conhecê-lo, compreendê-lo e interpretá-lo, para depois documentá-lo.
Para fazer um bom estudo do documento, sugere as orientações dadas por Severino (1984, p. 125-132) em sua técnica de leitura analítica.
Severino orienta ao aluno começar fazendo uma leitura geral do texto para adquirir uma visão global do mesmo e esclarecer