como elaborar um relatorio
Ao longo da tua aprendizagem terás, frequentemente, de recorrer à realização de relatórios - instrumentos de registo de todo o processo investigativo e de comunicação aos outros do trabalho desenvolvido. A linguagem científica deverá ser clara, simples e objectiva. Os desenhos, gráficos, esquemas, etc. são um tipo de linguagem que, utilizada adequadamente, constitui um importante meio de comunicação. A apresentação deve ser sóbria, sem rasuras, com as páginas numeradas e uma capa elucidativa do teor do trabalho. A seguir, são sugeridas algumas normas para elaboração de relatórios. Contudo, elas só deverão servir-te como linhas orientadoras, não tendo, necessariamente, que ser seguidas ponto por ponto.
TITULO
NOME DO AUTOR
INTRODUÇÃO
PROTOCOLO EXPERIMENTAL
RESULTADOS
DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Livros
Periódicos
(outras publicações em série) Artigos
Periódicos
(ou de outras publicações em série) Documentos da Internet
Escreve-se em maiúsculas no começo da primeira página. Deve ser curto e preciso, podendo indicar-se sob a forma de pergunta.
Escreve-se por baixo do título o nome do autor, assim como a escola, o número e a turma a que pertence.
Faz-se um enquadramento do problema/tema em estudo, assim como o(s) objectivo(s) da investigação. Inclui-se também uma referência breve à experiência (o que vai ser feito e com base em que tipo de material).
Inclui-se a descrição detalhada da experiência, assim como o material utilizado.
Apresenta-se as observações e os resultados obtidos, de preferência sob a forma de tabelas e/ou gráficos.
Analisa-se e interpreta-se os resultados obtidos, tendo em vista o objectivo do trabalho. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e