Como Elaborar Um Curr Culo
Veja como fazer um currículo, desde a apresentação geral até as informações que você deve (e que não deve) colocar no seu CV!
Apresentação
Não é apenas o conteúdo do currículo que importa, uma boa apresentação também conta pontos para o candidato. Tenha o cuidado de facilitar a leitura de quem vai ler o documento, pois a apresentação do CV é o primeiro passo para despertar o interesse do seu possível empregador.
O tipo de papel e letra
Utilize uma boa impressora e folhas brancas. O texto deve ser impresso em preto (ou um cinza bem escuro) e em uma fonte elegante e clássica, evite as muito rebuscadas, pois são mais difíceis de ler e podem causar uma impressão de pouco profissionalismo.
Algumas fontes indicadas são: “Times New Roman”, “Arial” e “Verdana”. Utilize um tamanho de fonte que seja agradável para a leitura: nem bula de remédio, nem outdoor! Fontes de tamanho 12 ou 14 são adequadas.
Quantidade de informações
O ideal é que o currículo tenha uma ou duas páginas. Currículos muito longos tendem a ser descartados pelos recrutadores.
Evite imprimir seu documento frente e verso. Se seu currículo tiver duas páginas, entregue-o em duas folhas grampeadas (nada de clips ou aquelas dobrinhas na ponta da folha).
Cuidado com o Português
Revise seu texto antes de imprimir, peça também para alguma outra pessoa ler e corrigir possíveis erros. Currículos com erros de grafia não são bem vistos.
O arquivo
Se for enviá-lo por e-mail, salve o arquivo em formato PDF, assim, você garante que ele vai manter a mesma formatação ao ser aberto em outro computador. Nomeie o arquivo com seu nome completo.
Como preencher o Conteúdo do Currículo
O ideal é que o CV seja breve e objetivo,