INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
PROFESSOR (A): RENATA ALBUQUERQUE
RELATÓRIO DE PRÁTICAS AP1
EQUIPE: Fca ALICE MACHADO THAIS FREITAS VANESSA HELLEN
SOBRAL – CE
2015
Prática 1- Preparação de Meio de Cultura
Resultados
Inicialmente foram feitos cálculos para determinar a quantidade em gramas no meio de cultura. Foram usados 5 mL de Caldo Lactosado e 150 mL Ágar Mueller-Hinton.
Caldo Lactosado:
13g-----10 mL x------10 mL x= 0,13g
Ágar Mueller-Hinton
38g------1000 mL x------150 mL x=5,7g
Conclusão
A inoculação pode ser realizada de duas maneiras: Sólido e Líquido. No meio sólido é necessário que seja aquecido antes de ser levado para a autoclave e a distribuição deve ser feita próximo á chama; entretanto no meio líquido não há necessidade de aquecê-lo antes, mas a distribuição deve ser feita próximo á chama.
Prática 2- Microbiota das Mãos
Microbiotas das mãos
Inoculação: pele dos dedos
Meio: Agar Mueller
Resultado
- + ++ +++ ++++
Mão suja
x
Detergente
X
Álcool 70 %
X
Controle X
Distribuição da frequência do aparecimento de colônias da microbiota das mãos, após a higienização; onde foi observada a redução ao longo do tempo.
Foi observado que o crescimento microbiano da nossa placa, teve um resultado bem sucedido. Pois na placa, o desaparecimento das colônias foi de acordo com o processo de lavagem das mãos.
A placa foi dividida em quatro lados, no lado que representa a mão suja, foi observado a grande quantidade de colônias; após ser lavada com detergente, percebemos que a quantidade de colônias diminuíram; em seguida lavamos as mãos com o detergente e adicionamos o álcool 70%,