Como elaborar instrumentos de coletas de dados
(ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS)
Inicialmente, lembre-se que a coleta de dados pertence à pesquisa de campo, cuja função é: averiguar como o os assuntos, os objetivos, os problemas discutidos no trabalho se comportam na vida real.
Portanto, o propósito da entrevista e do questionário (assim como as outras formas de coletas de dados) é averiguar e demonstrar os objetivos estabelecidos no trabalho. Portanto, tenha à sua frente, durante todo o tempo de composição do instrumento de coleta de dados, os objetivos colocados no trabalho.
ENTREVISTA
Crie cerca de 2 a 3 perguntas para atender a cada objetivo. O número de perguntas pode variar em função do número de objetivos, para que a entrevista não se alongue demais. Deve-se contemplar com mais cuidado o objetivo geral.
Para cada objetivo colocado, faça as seguintes perguntas: o que eu quero saber sobre esse objetivo? Para discutir e demonstrar o que está proposto, o que deve ser perguntado ao entrevistado?
Lembre-se de utilizar os seus sentidos durante o processo de entrevista, para verificar informações que estão no ambiente, no clima, nos gestos do entrevistado, nas instalações físicas, etc. Esta forma de coleta de dados é a OBSERVAÇÃO.
Saiba que uma entrevista muito longa e com perguntas muito repetitivas, desconcertantes ou vazias fazem diminuir o entusiasmo do entrevistado, diminuindo o valor das suas respostas. Assim: • Faça cada pergunta para outra pessoa (preferencialmente, colegas que conheçam o assunto), para verificar se a resposta dada será, realmente, de valia para a sua análise. Se a resposta não agregar valor ao seu objetivo, retire a pergunta. Lembre-se de que não há respostas certas ou erradas. O que vc vai medir é se houve entendimento do que foi perguntado ou não, e se a resposta vai lhe servir para discutir o objetivo.
Lembre-se de que nem sempre conseguimos explicitar aquilo que realmente estamos querendo ou pensando. Portanto,