Estaca metalica
Toda pesquisa deve ser planejada e envolve a coleta de dados.
A coleta de dados ocorre após a escolha e delimitação do tema, revisão bibliográfica, definição dos objetivos, formulação do problema e hipóteses e identificação das variáveis.
Após a coleta de dados: procede-se a análise, discussão dos dados com a conclusão ou relatório do trabalho.
Passos da coleta de dados: determinar a população a ser estudada; elaborar o instrumento de coleta; programar a coleta e fazer a coleta propriamente dita.
Existem várias formas de coleta, escolher a mais adequada e que atenda ao objetivo da pesquisa. Instrumentos mais usuais de coleta de dados: a entrevista, o formulário e o questionário.
Na Entrevista e no Formulário: nestes, o informante conta com presença pesquisador ou do auxiliar. A pesquisa com base no Questionário é feita sem a presença do investigador, normalmente. Alguns aspectos a serem considerados:
O grau de exatidão e dificuldades da tabulação e análise depende do tipo de pergunta (aberta ou não);
Para a escolha do instrumento de pesquisa, deve-se levar em conta a forma das perguntas, a disponibilidade tempo e os recursos existentes;
Devem-se elaborar as questões do instrumento de pesquisa após cumprir as outras fases relacionadas com o objetivo da pesquisa.
a) ENTREVISTA: não é uma simples conversa, ela deve ser orientada para um objetivo definido, por meio do interrogatório do informante. É muito usada em ciências sociais e psicológicas. Visa obter dados não encontrados em registros e fontes documentais.
Critérios para preparo e realização da entrevista:
- Entrevistador planeja entrevista, delineando com cuidado o objetivo a ser alcançado;
- Obtém algum conhecimento prévio, sempre que possível, do entrevistado;
- Marca com antecedência o local e o horário para entrevista (evitar contratempos);
- Cria condições (discretas) para a entrevista;
- Escolhe o entrevistado com base na