Estacas Metalicas
Estas são contituidas por peça de aço laminado ou soldado, podendo ser perfis de seção I e H, chapas drabadas de seção circular,quadrada ou retangular ou ate mesmo trilhos, que são muitas vezes fruto de reaproveitamento quando perdem a sua utilidade por desgaste nas linhas ferreas. tipo I e H:Estas estacas são usadas para as colunas. Estas podem ser cravadas até profundidades muitos grandes,com a fim de transferir a carga para algo firme, muitasvezes contituido por rochas. Estas estagas são ideais no caso de pontes sobre rios extremamente largos e poucos profundos, sujeitos a enchentes.
Pranchas: Apresentam campo de atuação na execução de obras temporarias, como vals para rede de agua, esgoto e galerias, ou obras definitivas como contenções, arrimos de pontes e viadutos, canais a ceu aberto e passagens urbanas rebaixadas.
As estacas metálicas são indicadas para terrenos com perfil geológico irregular, com muitas pedras ou matacões, ou estacas muito curtas, onde se torna difícil e muitas vezes até impossível a cravabilidade das estacas de concreto armado.
Cravação das estacas: Elas podem ser cravadas por prensagem, vibração ou até mesmo por percussão.
Cravação por vibração: é feito utilizando-se um martelo, dotado de garras para a fixação à estaca, com massas excêntricas que ao girarem rapidamente produzem uma vibração de alta freqüência que é transmitida a estaca.
Cravação por percussão: utiliza-se pilões em quedas livres, ou automáticos , que também são chamados de martelos diesel. Para o amortecimento dos golpes do pilão e a uniformação das tensões, instala-se no topo da estaca um capacete dotado de "cepo" ou "coxim".
Cravação por prensagem: No inicio esta cravação era realizada pra reforços de estruturas, porém hoje se utiliza-se este em obras para evitar vibrações e barulhos. Para esta cravação utilizasse macacos hidráulicos que reagem contra a plataforma com sobrecarga ou contra a própria estrutura.
indicação para ser usadas: