COMO DELINEAR UM ESTUDO DE CASO
NATASHA MAGALHÃES DE OLIVEIRA
MARCELLY LOPES METELLO DA COSTA
HELLEN KAROLINE TRINDADE DE OLIVEIRA
RAYANNE DA SILVA FREITAS
CARLOS EDUARDO TEIXEIRA
COMO DELINEAR UM ESTUDO DE CASO
Várzea Grande
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O estudo de caso tem origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, com a análise de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia dada. Com este procedimento supõe-se que pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso. Além, das áreas médica e psicológica, tornou-se uma das principais modalidades de pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais.
O estudo de caso como modalidade de pesquisa é entendido como uma metodologia ou como a escolha de um objeto de estudo definido pelo interesse em casos individuais. Visa à investigação de um caso específico, bem delimitado, contextualizado em tempo e lugar para que se possa realizar uma busca circunstanciada de informações. Os estudos de casos mais comuns são os que têm o foco em uma unidade – um indivíduo (caso único e singular, como o “caso clínico”) ou múltiplo, nos quais vários estudos são conduzidos simultaneamente: vários indivíduos, várias organizações, por exemplo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. O delineamento do estudo de caso como metodologia de investigação
Como qualquer pesquisa, o estudo de caso é geralmente organizado em torno de um pequeno número de questões que se referem ao como e ao porquê da investigação. É provável que questões como essas estimulem também o uso de experimentos e pesquisas históricas. Ensina Gil que estudo de caso não aceita um roteiro rígido para a sua delimitação, mas é possível definir quatro fases que mostram o seu delineamento: a) delimitação da unidade-caso; b) coleta de dados; c) seleção, análise e interpretação dos dados; d) elaboração