Experimento e comportamento
Observar ou fazer alguma coisa sob determinada "condição", o que resultará em um resultado ou estado final de acontecimentos que não são previsíveis. Precisa também ser replicável (capaz de ser reproduzido).
2) Cite os três objetivos da experimentação.
O estabelecimento de relações causais, a compreensão de fenômenos e a promoção de aplicações práticas.
3) Um experimento busca estabelecer relações sistemáticas entre variáveis. Estas variáveis são divididas em duas categorias principais. Cite-as e explique cada uma delas.
Principais: as variáveis experimentais ou independentes (VIs) e as variáveis observadas ou dependentes (VDs)2. As variáveis independentes são aquelas manipuladas pelo pesquisador, que está interessado em seus efeitos. As variáveis dependentes, por sua vez, são aspectos/dimensões do fenômeno de interesse, são as variáveis que o pesquisador mede em busca dos efeitos das VIs.
4) No exemplo dado sobre o experimento de refração da luz de Newton, quais variáveis podem ser classificadas como VIs e qual pode ser classificada como VD?
No exemplo da decomposição da luz, precisou planejar um quarto escuro no qual apenas um pequeno orifício permitia a entrada de luz solar e precisou posicionar adequadamente os prismas e o anteparo (todos constituindo VIs), de modo a possibilitar suas observações sobre as mudanças na luz solar (a VD)
5) Explique o que são VEs (variáveis estranhas).
O manejo adequado tanto das VIs quanto das VDs e de todos os fatores que possam interferir nos efeitos das primeiras sobre as últimas – tais fatores são chamados de variáveis estranhas (VEs)
6) O que significa delinear um experimento?
Segundo Johnston e Pennypacker (1993a), delinear um experimento é planejar condições controle e experimentais de modo a permitir comparações significativas entre elas, verificar os efeitos da VI e responder ao problema de pesquisa. Dito de outra forma, delinear um