Como construir uma Organização de Alta Performance
A cada ano as empresas estão buscando, sem exceção, muito mais resultados positivos, mais crescimento, melhores investimentos, maior lucratividade e funcionários mais comprometidos, sendo que este é o ponto essencial para a realização de todos os outros desejos. O mercado tem avisado que as empresas devem valorizar cada vez mais seu capital humano, pois está claro que as pessoas que formam uma organização são responsáveis por seu crescimento ou estagnação.
Empresas querem executivos, gestores e demais colaboradores fortemente alinhados à sua missão, visão, valores e metas, não importando o nível hierárquico que ocupem.
Comprometimento tem sido uma palavra muito importante nas empresas da atualidade, e para exigi-lo dos diversos níveis da organização o exemplo deve partir de cima, das lideranças, que devem mostrar que acreditam, confiam e apostam em seus colaboradores.
Quanto mais a empresa se mostrar investidora e reconhecedora dos atributos de seus colaboradores, mais ela tende a se tornar concorrente de outras, porém, desta vez não é a concorrência do mercado de produtos, mas do mercado de trabalho. Entra aqui outro termo muito utilizado atualmente: atrair e reter talentos. Quando buscamos alguém para contratar, é preciso descobrir se essa pessoa possui as qualidades necessárias para ser bem-sucedida. Existem inúmeras de outras qualidades que devem ser avaliadas para tentar identificar os pontos positivos e o potencial de uma pessoa. Além disso, também se deve levar em conta a cultura da organização, os atributos da personalidade dos superiores e a dinâmica da equipe. Levando tudo isso em consideração, percebe-se que essas qualidades podem se combinar de diversas maneiras, e é isso que nos torna quem somos e nos ajuda a explicar porque podemos ter sucesso fazendo uma coisa, ou ser a pessoa totalmente inadequada para fazer outras.
Dentre as principais qualidades destacadas por GREENBERG e SWEENEY (2007),