Como aferir a pressão arterial
A pressão arterial deve ser medida pelo menos uma vez por semana em hipertensos e uma vez por ano em indivíduos saudáveis, pois a pressão alta nem sempre gera sintomas. A pressão pode ser medida manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio ou através de aparelhos digitais próprios para medir a pressão, que podem ser usados no braço ou no pulso. No entanto, ela não pode ser medida com os dedos ou relógio de pulso, pois eles só ajudam a medir a frequência cardíaca, que é o número de batimentos do coração.
A pressão arterial deve ser medida, de preferência:
No braço esquerdo;
No período da manhã;
Em jejum, inclusive antes de tomar qualquer remédio;
Depois de urinar;
Sentado e depois de descansar 5 minutos. Outra recomendação importante para medir corretamente a pressão arterial é não tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes, assim como, manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.
Como medir a pressão arterial com aparelho digital Para medir a pressão arterial com aparelho digital, deve-se colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço, como mostra a imagem 1. Depois com o cotovelo apoiado na mesa e a palma da mão virada para cima, ligar o aparelho e esperar até que ele faça a leitura da pressão arterial. Existem aparelhos digitais com uma bomba, por isso, nestes casos, para encher a braçadeira, deve-se apertar a bomba até os 180 mmHg, esperando depois que o aparelho faça a leitura da pressão arterial. Se o braço do indivíduo for muito grosso ou muito fino, poderá ser necessário utilizar uma braçadeira maior ou menor.
Como medir a pressão arterial com esfigmomanômetro
Para medir a pressão arterial manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio deve-se:
Procurar sentir o pulso na dobra do braço esquerdo, colocando a cabeça do estetoscópio nesse local;
Colocar a braçadeira do