Common Law Americano X Britanico
3274 palavras
14 páginas
É mister distinguir o direito do continente europeu de família romano-germânica do common law em relação a sua estrutura. É essa a diferenciação fundamental entre ambos os direitos, pois responde a algumas questões como o porque da diferença em relação à teoria das fontes desses direitos. A estrutura do direito inglês é diferente nos vários níveis de divisões. Na grande divisão das estruturas, não existe a classificação nem distinção entre o direito público e privado, do administrativo e do comercial. Ao invés, há a distinção entre a common law e a equity. Outra diferenciação é em relação aos conceitos onde conceitos que existe em nosso direito como o do usufruto e o de dolo não existe, encontrando conceitos no direito inglês que não temos idéia como o de trespass e bailment. Um problema em relação a isso é ao traduzir o termo, a tradução não possui o devido sentido. A regra de direito também é peculiar e diferente pois o que é entendido pelos ingleses como legal rule não é o mesmo que o direito inglês entende.
O direito inglês que não teve uma preocupação de racionalização/lógica, não se importando em ordenar o seu direito. Os juristas ingleses não freqüentavam as universidades, pois na pratica não serviria para nada devido ao fato que o direito inglês é muito complexo. De nada adiantaria na mentalidade inglesa estudar princípios. Os juristas anglo-saxônicos não foram formados pelas universidades, sendo formados pela prática.
A grande divisão feita no direito inglês é entre a common law e a equity. A equity originou-se com o objetivo de complementar a common law que apresentava cheio de defeitos e de certa forma insuficiente em alguns aspectos. Apesar de que houve a fusão entre ambos, nos dias de hoje é ainda fundamental tal distinicão pois existem advogados da common law e da equity ( respectivamente common lawyers e equity lawyers).
Equity fallows the law, ou seja, a equidade “segue” (respeita) o direito. A equity é a introdução na common law de