Comidas típicas do São João
Conta a história que as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, onde faziam-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.
Aos poucos a festa foi sendo difundida por todo o Brasil, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses.
Nessa data o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.
Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, dentre outros. Porém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa.
Dependendo da região onde for realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.
Várias são as opções para se fazer uma boa festa junina. O mané-pelado é um bolo feito de mandioca crua, ralada; a paçoquinha é feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado; a maçã do amor é uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé; bolo de coco; cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha; pé de moleque, feito com rapadura e amendoim torrado; pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.
Bolo de Milho
Ingredientes:
2 copos (tipo americano) de leite
1/2 copo (americano) de óleo, preferencialmente, de milho ou canola
3 ovos
2 copos (americano) de farinha de milho amarela (granulada)
1 copo (americano) de queijo meia-cura ralado
50 gramas de coco ralado
1 copo (americano) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico em pó ("pó royal")
Você também precisará de: forno convencional liquidificador forma redonda com furo no meio
Preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
Bata o leite, o óleo, o açúcar e os