Comercio eletronico
Aspectos de Comércio Eletrônico
Resumo Bibliográfico do capítulo 3
“Aspectos de Comércio Eletrônico”,
de Albertin para avaliação processual,
Aspectos de Comércio Eletrônico
ADOÇÃO
O fator para o sucesso do CE é a adoção desse tipo de tecnologia pelo cliente. A principal dificuldade do cliente é a resistência a mudanças e o que foi realizado para ajudar na utilização foi o fato do surgimento de computadores e internet de baixo custo o que fez a grande utilização e rápida deste sistema.
Tapscott e Caston (1993) argumentam que dois obstáculos eram encontrados:
- Falta de maturidade das organizações na sua conceituação das oportunidades competitivas.
- Capacidade dos clientes de absorver as mudanças das práticas empresariais inovadoras, principalmente as apoiadas em tecnologia.
A economia digital enfrenta alguns desafios bastante complexos, uma vez que nem todas as pessoas no mundo têm igual acesso ás tecnologias, ou de maneira uniforme, esta é a desigualdade social.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE E FORNECEDOR
Esse relacionamento tem como fundamento a integração entre os participantes de uma cadeia de valor, que evoluiu de uma integração interna localizada e baseada em transação para uma integração virtual entre todos.
Certamente, não significa que todos os fornecedores, parceiros e clientes estarão nua mesma cadeia de valor estável, mas sim que poderão participar e utilizar os mercados verticais e horizontais que se forma.
A escolha da forma de integração entre as organizações pode ser definida de acordo com a preferência dos clientes e do nível de padronização dos produtos e serviços envolvidos, conforme apresentado na figura 3.6 dos modelos de agregação.
Em todos os tipos de integração, o desafio é estabelecer um relacionamento que garanta a identificação do cliente com a marca para se ter a lealdade do mesmo.
SISTEMAS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTOS
Por meio da Internet criou-se uma nova